O Projeto Presença Karajá: cultura material, tramas e trânsitos coloniais teve uma
primeira etapa de 2017 a 2020 com o objetivo de mapear, identificar e analisar coleções de
bonecas Karajá (ritxoko) presentes em acervos de museus brasileiros e estrangeiros com vistas a
reconstituir a trajetória de formação das coleções, os contatos entre pesquisadores/instituições e
grupos indígenas Iny Karajá, bem como estudar adornos corporais e indumentárias das bonecas.
Concluímos a Etapa 1 com um mapeamento que alcançou 76 museus em 16 países, sendo 47
instituições no Brasil e as demais no exterior.

Elaboramos então o projeto para uma segunda etapa da pesquisa, com o aprofundamento de
alguns objetivos anteriores e inclusão de novos.


Em 2012 o IPHAN aprovou a inscrição das ritxoko em dois Livros de Registro do Patrimônio
Imaterial 1) Saberes e práticas associados aos modos de fazer bonecas Karajá e 2) Ritxoko –
expressão artística e cosmológica do povo Karajá. Ao acompanhar o processo de
patrimonialização das ritxoko nos interessamos em conhecer melhor seu processo de
musealização, investigando os limites e reciprocidades entre os mesmos, ao mesmo tempo em
que buscamos construir biografias destas coisas Iny por meio do estudo da trajetória das
bonecas desde a produção e uso nas aldeias à formação de coleções em museus.


O mapeamento de coleções ampliou enormemente o escopo do projeto. Por outro lado, o
minucioso trabalho de revisão da documentação dos diferentes acervos (ou mesmo de apoio ao
trabalho de documentação que em alguns museus não havia sido realizado) e as pistas suscitadas
sobre entrelaçamentos nas biografias e trajetórias de formação dos acervos foram sugerindo que
um maior aprofundamento, esta nova etapa de pesquisa, seria necessária.


Para sistematizar os dados de documentação de acervos realizada de maneira muito singular em
cada museu criamos o Instrumento Comum de Dados da Pesquisa (IC), que foi revisto e
aperfeiçoado inúmeras vezes, com a construção de um manual de preenchimento. A etapa 2 do
projeto permite manter o trabalho de mapeamento, agora menos acelerado, e preencher este
Instrumento, que se mostrou ainda mais necessário quando resolvemos pensar em criar uma
base de dados que reunisse os diferentes acervos. Em paralelo, realizamos estudos mais
aprofundados sobre várias das coleções levantadas. Trata-se de um projeto em andamento, e
este site em construção na Plataforma Tainacan é um de seus canais de divulgação, complementado por
publicações científicas e outros formatos como as redes sociais do projeto e apresentações orais
para o público acadêmico e não acadêmico.


Por favor faça contato se tiver informações de outras coleções que possuam ritxoko e/ou comentários, críticas e
sugestões. E-mail: [email protected]

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